As formas de Interpretação

Aviso 1: Se você está querendo algo útil, não perca o seu tempo com esse texto,mas se quiser ler sobre minha dúvidas e minhas opiniões, fique à vontade.
Aviso 2: Não estou querendo fazer apologia ao terrorismo ou tentar justificar atos criminosos,longe disso.


(Mafalda ♥ Meu primeiro livro grande ♥)

Como falei acima, e logo vocês iram entender o porquê, não sou uma terrorista ou defensora de criminosos, refiro-me principalmente ao caso "Je suis Charlie" (Eu sou Charlie). Assunto que sei que todos já estão cansados de saber e que é um comentário um pouco só que muito atrasado. Sobre isto, a imprensa divulgou o atentado com a ideia "todo muçulmano é terrorista" (que primeiramente foi colocada pelos EUA), o que é algo totalmente ridículo. Eu acompanhei o incidente e fiquei surpresa por este ter acontecido na França,não pelo mesmo motivo que todos,mas porque a maioria da população francesa é muçulmana, então foi meio...estranho,no mínimo. Estranho não o terrorismo,mas essa sensação de que todos querem exterminar eles (E aí vai sobrar só brasileiros na França,eba). 

Primeiro, eu gosto da religião muçulmana,apesar de eu ser ateia eu gosto de ler sobre religiões -sempre que viajo visito igrejas,pois gosto da estrutura, da fé dos fiéis- e as respeito (exceto quando impedem a discussão de assuntos sociais, como o caso do aborto,anticoncepcionais,etc.). Sim, no caso dos extremistas eles interpretam o alcorão de uma forma que os levou a crer que Maomé os apoia. E é sobre esta interpretação que eu quero falar. 

Novamente, não estou defendendo atos criminosos,mas seja crime maior ou menor, é tudo crime. Entretanto, quando vejo os extremistas penso nas outras religiões, por exemplo, os cristãos que creem que Deus é preconceituoso e não gosta de homossexuais(Não é como se a bíblia tenha sido escrita ou traduzida por Deus,mas enfim). Infelizmente, em várias religiões, comete-se atos de violência em nome de algo, geralmente de um ser superior- extremistas existem em todo lugar. Em qualquer texto (verbal ou não) existem várias traduções, interpretações, a Bíblia ou o Alcorão são textos verbais que, como qualquer outro, sofrem de várias opiniões sobre.Tenho uma opinião um pouco contraditória com meus próprios argumentos, porque ao mesmo tempo que a religião mantém a ordem (a lei é baseada nos dez mandamentos), ela provoca guerras (Por um pedaço de terra? Sério?). Normalmente vejo católicos brigando com evangélicos, parecem que não percebem que eles acreditam na mesma coisa,porém, é claro que o ser humano quer ver quem tem mais razão, quem está totalmente certo...E assim tudo fica, no final todos morreremos e é isso. Claro que os católicos ou evangélicos não possuem uma facção contra o mundo e tudo o mais, mesmo assim tem casos de agressão e morte. Indo não muito longe, no futebol as torcidas brigam e causam confusão e morte - razão pelo qual eu nunca fui em um estádio- nesse caso não sei quem disse para essas pessoas que elas deveriam ser idiotas,acho que nasceram assim mesmo.

 Até os ateus sofrem e cometem esses atos. Eu não obrigo ninguém a acreditar no que eu acredito,o máximo que posso é alimentar discussões saudáveis com pessoas que eu conheço para entender o lado delas. Porém, ao falar que eu sou ateia algumas pessoas tentam me exorcizar, colocar "no caminho certo", como se só por isso eu não fosse uma boa pessoa, o que é completamente irônico,pois praticamente todas essas pessoas não são bons seres humanos, ou então os são (na visão deles) por pensar que estão comprando um ticket pro céu. Sim,um ticket, espancar homossexuais faz a pessoa comprar um ticket pra ficar sentado bem do lado de Deus, com certeza. Vou até ali na rua, pra...Não.

Por último, no caso Charlie Hebdo, sou a favor do "Je ne suis pas Charlie" (Eu não sou Charlie), pois apesar de eu não apoiar atos criminosos,creio que Charlie não era um santo, sua ficha na lista de processos prova isso. Até eu que não tenho religião me senti ofendida,ironia é uma coisa,mas sátira é muito pior...Para mim fere os direitos humanos, é ofensivo demais,é puro humor negro. Sem falar que eu gosto do Papa,qual é.E humor negro pra mim não é humor (ótima forma de ver se você não é psicopata), muito menos critica.Sou contra a liberdade de expressão sem censura quando ela expressa preconceito. Na internet vejo várias pessoas abusando disto para caluniar outras, com o bônus do anonimato.

Eu avisei, esse texto não foi útil pra ninguém, somente queria usar a minha liberdade de expressão (com meu senso de censura). Esse foi o meu primeiro post,então obvio que ele não ficou bom,juro que vou melhorar. 
Até outro dia. Se comentar ganha chocolate ♥

0 comentários:

Postar um comentário